You are currently viewing Caril vermelho tailandês de frango

Caril vermelho tailandês de frango

Caril vermelho tailandês de frango

 

 

Para 4 – 6 pessoas

 

De cor e sabor vibrantes, este caril vermelho tailandês tradicional está repleto de sabores doces, salgados e ácidos, suavizados pela cremosidade do leite de coco. Para conseguir sabores verdadeiramente tradicionais, fazer a pasta de caril tailandês é um esforço que vale a pena, pois vai conseguir sabores profundos.

 

Tempo de preparação: 10 minutos

Tempo de cozedura: 30 minutos

 

INGREDIENTES

 

PARA A PASTA DE CARIL VERMELHO TAILANDÊS

1 colher de sopa de sementes de coentros torradas

1 colher de sopa de sementes de cominhos torradas

1 talo de lemongrass picado

150 g de pimento vermelho assado de lata grosseiramente picado

3 colheres de chá de pasta de malagueta

30 g de gengibre ralado

3 dentes de alho grosseiramente picados

2 colheres de chá de curcuma

Pitada de sal

1 lima, raspa e sumo

2 cebolinhas de rama grosseiramente picadas (parte verde incluída)

2 colheres de sopa de óleo de coco derretido

 

PARA O CARIL

1 colher de sopa de óleo de coco

1 cebola roxa grande às rodelas

800 g coxas de frango sem pele nem osso cortadas em cubos

1 pimento vermelho grande picado

1 lata de leite de coco

1 colher de sopa de xarope de ácer

2 folhas de lima kaffir

Pitada de sal

150 g de ervilhas de quebrar

 

PARA SERVIR

Pedaço de gengibre do tamanho do polegar

6 folhas de manjericão tailandês

1 cebolinha de rama

1 malagueta

Arroz jasmim

 

 

 

 

───────────────────────────────────────────────────

PREPARAÇÃO

 

 

  1. Primeiro, torre as sementes de coentros e cominhos numa frigideira em lume brando-médio. Mexa regularmente para evitar que as especiarias se queimem e retire do lume ao fim de 2-3 minutos ou quando começar a sentir a sua fragrância aromática e começarem a estalar.

  2. Quando as sementes estiverem torradas, pode começar a fazer a pasta de caril. Coloque todos os ingredientes num robô de cozinha e processe até obter uma pasta homogénea. Adicione uma ou duas colheres de sopa de água, caso esteja demasiado espessa. Reserve.

  3. Leve a cocotte a lume brando com o óleo de coco. Quando o óleo estiver derretido, adicione a cebola e frite delicadamente durante 5 minutos, até a cebola começar a ficar tenra. Adicione os pedaços de frango e frite até a carne ficar dourada. Faça-o por lotes, se necessário.

  4. Adicione o pimento picado e, depois, a pasta de caril caseira. Deixe fritar durante 2-3 minutos, mexendo regularmente para garantir que não se pega e que a pasta se integra com todos os ingredientes. Verta o leite de coco e encha a lata vazia com água e misture.

  5. Adicione o xarope de ácer e as folhas de lima e deixe levantar fervura. Deixe cozinhar em lume brando e reduzir durante 20-30 minutos até o molho engrossar e o frango estar cozinhado. Nos últimos 5 minutos de cozedura, adicione as ervilhas de quebrar.

  6. Quando estiver pronto a servir, corte o pedaço de gengibre em tiras finas, corte grosseiramente as folhas de manjericão tailandês e corte a cebolinha de rama e a malagueta em rodelas finas. Deite os toppings por cima do caril e sirva com arroz jasmim.

 

Notas do cozinheiro

  • Tem o tempo contado? Compre pasta de caril vermelho tailandês já preparada, de boa qualidade, e comece a cozinhar a partir do passo 2. Vai ter o jantar pronto em 20 minutos, sem complicações.

  • Para uma versão vegetariana, substitua o frango por batata-doce ou abóbora butternut cortada aos cubos. Adicione vegetais asiáticos, para além das ervilhas de quebrar, para o prato dar para mais pessoas.

 

 

Deixe uma resposta