Caril vermelho tailandês de frango
Para 4 – 6 pessoas
De cor e sabor vibrantes, este caril vermelho tailandês tradicional está repleto de sabores doces, salgados e ácidos, suavizados pela cremosidade do leite de coco. Para conseguir sabores verdadeiramente tradicionais, fazer a pasta de caril tailandês é um esforço que vale a pena, pois vai conseguir sabores profundos.
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
INGREDIENTES
PARA A PASTA DE CARIL VERMELHO TAILANDÊS
1 colher de sopa de sementes de coentros torradas
1 colher de sopa de sementes de cominhos torradas
1 talo de lemongrass picado
150 g de pimento vermelho assado de lata grosseiramente picado
3 colheres de chá de pasta de malagueta
30 g de gengibre ralado
3 dentes de alho grosseiramente picados
2 colheres de chá de curcuma
Pitada de sal
1 lima, raspa e sumo
2 cebolinhas de rama grosseiramente picadas (parte verde incluída)
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
PARA O CARIL
1 colher de sopa de óleo de coco
1 cebola roxa grande às rodelas
800 g coxas de frango sem pele nem osso cortadas em cubos
1 pimento vermelho grande picado
1 lata de leite de coco
1 colher de sopa de xarope de ácer
2 folhas de lima kaffir
Pitada de sal
150 g de ervilhas de quebrar
PARA SERVIR
Pedaço de gengibre do tamanho do polegar
6 folhas de manjericão tailandês
1 cebolinha de rama
1 malagueta
Arroz jasmim
───────────────────────────────────────────────────
PREPARAÇÃO
Primeiro, torre as sementes de coentros e cominhos numa frigideira em lume brando-médio. Mexa regularmente para evitar que as especiarias se queimem e retire do lume ao fim de 2-3 minutos ou quando começar a sentir a sua fragrância aromática e começarem a estalar.
Quando as sementes estiverem torradas, pode começar a fazer a pasta de caril. Coloque todos os ingredientes num robô de cozinha e processe até obter uma pasta homogénea. Adicione uma ou duas colheres de sopa de água, caso esteja demasiado espessa. Reserve.
Leve a cocotte a lume brando com o óleo de coco. Quando o óleo estiver derretido, adicione a cebola e frite delicadamente durante 5 minutos, até a cebola começar a ficar tenra. Adicione os pedaços de frango e frite até a carne ficar dourada. Faça-o por lotes, se necessário.
Adicione o pimento picado e, depois, a pasta de caril caseira. Deixe fritar durante 2-3 minutos, mexendo regularmente para garantir que não se pega e que a pasta se integra com todos os ingredientes. Verta o leite de coco e encha a lata vazia com água e misture.
Adicione o xarope de ácer e as folhas de lima e deixe levantar fervura. Deixe cozinhar em lume brando e reduzir durante 20-30 minutos até o molho engrossar e o frango estar cozinhado. Nos últimos 5 minutos de cozedura, adicione as ervilhas de quebrar.
Quando estiver pronto a servir, corte o pedaço de gengibre em tiras finas, corte grosseiramente as folhas de manjericão tailandês e corte a cebolinha de rama e a malagueta em rodelas finas. Deite os toppings por cima do caril e sirva com arroz jasmim.
Notas do cozinheiro
Tem o tempo contado? Compre pasta de caril vermelho tailandês já preparada, de boa qualidade, e comece a cozinhar a partir do passo 2. Vai ter o jantar pronto em 20 minutos, sem complicações.
Para uma versão vegetariana, substitua o frango por batata-doce ou abóbora butternut cortada aos cubos. Adicione vegetais asiáticos, para além das ervilhas de quebrar, para o prato dar para mais pessoas.